quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Fotografia


Eu estava dando uma limpa nas minhas coisas velhas. Precisava organizar umas gavetas, jogar o passado no lixo e tinha decidido que a partir desse dia eu ia me desapegar de tudo aquilo. Tinha muita coisa guardada e sinceramente, não fazia diferença elas estarem lá ou não porque eu nunca olhava para elas. Apenas sabia que estavam por ali e de uma forma ou de outra, eu tentava segurar as lembranças, para que elas nunca fossem embora. Então no meio de papeis de carta, guardanapos escritos, tickets de cinema, metrôs e passagens eu encontrei aquela foto. Exatamente como eu havia te encontrado, no meio de muita gente, no tumulto, num dia nublado qualquer, sem muitas expectativas. No instante em que eu bati o olho na fotografia já meio velha e desgastada, foi como se uma onda quebrasse mim. O sentimento e o momento da foto voltaram em questões de segundos e eu pude sentir o cheiro, o calor, ouvir a musica e sentir a felicidade que havia ali naquele instante. Não era preciso escrever nada, falar nada. O meu olhar falava exatamente tudo o que eu queria dizer. Meu sorriso era meio sem graça, mas é nítida a felicidade que eu sentia. Eu me lembro bem desse momento. Você veio até a minha casa, no final da tarde, falando que precisava me mostrar uns filmes, e acabou ficando até a tarde do outro dia. Você estava de passagem na cidade. Uma passagem longa, mas eu sabia que você alguma hora teria que partir. Eu estava sentada no sofá do meu outro apartamento, ouvindo música e bebendo a nossa cerveja preferida. Eu até lembro que ficamos muito animados quando descobrimos isso na época porque não era uma cerveja muito comum. O apartamento era bem pequeninho porque eu tinha acabado de me mudar e não tinha dinheiro pra comprar nada melhor, mas era aconchegante. Era o suficiente para mim. Passei momentos inesquecíveis lá, com muita gente que eu amo. No momento da foto eu tinha acabado de dizer como eu amava aquela música e como ela se encaixava perfeitamente no momento. Era “Live Forever” do Oasis. Você ainda lembra dessa musica? Eu realmente queria viver pra sempre. Então do nada você pegou sua máquina, que já era uma profissional, e sem me avisar tirou a foto. Sem retoques, sem avisos, sem preparação. Apenas um clique e aquele momento todo ficou ali, estagnado, preso em algum lugar sem ser somente em mim. Depois você veio, me deu um beijo e a gente começou a cantar juntos aquela musica,bem alto, como se pedíssemos para que aquele momento não acabasse nunca. Você me disse que as coisas acontecem no tempo em que elas tem que acontecer e que o nosso tempo era esse. Não importava se daqui a pouco não estivéssemos mais juntos pois, a vida segue em um ritmo que ninguém nunca, jamais conseguiu entender e se tentássemos mudá-lo, sofreríamos mais do que o necessário. Deixaríamos passar as oportunidades que nos aparecem e nos surpreendem. Deixaríamos passar até a hora em que o ciclo voltasse (e ele volta) para que nos encontrássemos de novo . No fundo a gente sabia que esse ciclo ia voltar para nós, algum dia. Iria nos pegar de surpresa, como a vida faz sempre. Exatamente como eu fui pega no momento dessa foto.

" Aquela gente encantada que chegava e seguia. Era disso que eu tinha medo. Do que não ficava pra sempre"

2 comentários :

Anônimo disse...

e essa vontade de segurar o tempo
e essa incapacidade dele estar com nós
e a fé de que os momentos existem

Marcela Picanço disse...

curti, anônimo (: