domingo, 12 de junho de 2011

Aos talentos perdidos


Existem algumas pessoas que se esquecem durante a vida. Não completamente ao ponto de não gostarem delas mesmas, mas de esquecer o que elas realmente querem ser. Elas podem e devem mudar de opinião e de sonhos várias vezes na vida, mas não abandoná-los por insegurança. Ser o tipo de pessoa que se esquece é quando colocamos aquele sonho que almejamos trancado tão lá no fundo, que esquecemos que ele existe. Mas ele não desaparece. Ele vem à tona justamente na pior hora. Ou não. Às vezes na hora certa de mudar, de chutar o balde e resolver ser aquilo que sempre se quis ser.

Hoje as pessoas buscam sempre por dinheiro, o que não é algo simplesmente consumista. É apenas questão de conforto e eu não julgo as pessoas que querem ter bastante dinheiro, para nunca terem dor de cabeça na hora de pagar as contas, viajar quando e quanto tempo quiserem. O problema é que nessa vida, uma coisa vai cobrindo a outra e o que era sonho, passa a ser descartável, tendo que seguir o que é já é garantido. E eu me pergunto. Garantia de que? As pessoas têm medo de se exporem ao ridículo, se exporem ao que as pessoas julgam, deixando de ser o certo para elas e sendo o certo de alguém. Por isso todo mundo parece sempre tão frustrado com tudo. Estão sempre reclamando do que são, do que fazem e do que poderia ter sido feito. E o problema é que quando esse sonho volta, elas nunca têm coragem de encará-lo de novo. Sempre estão muito velhas, muito cansadas, muito acomodadas para mudar e seguir em frente. Elas estão sempre com medo de que não dê certo. O que também não acho que seja covardia, apenas humano. Às vezes a vida não permite mais que erremos. Mas o pior é que ainda vamos errar e muito. Por isso eu acho que por mais difícil que seja, mudar para si próprio, para se sentir melhor nunca é desperdício de nada, muito menos de tempo. O fato de deixarem de lado aquilo que mais desejam é absurdo porque essa força é maior do que qualquer pessoa.

Existem tantos, mas tantos talentos perdidos por aí que nem se imagina. As pessoas querem ser o que nunca se imaginou ser. Se todos fizessem o que gostam como profissão ou até como hobby, o mundo seria mais feliz. E com certeza existiriam ainda todos os empregos. As pessoas, que são tantas no mundo, querem ser tudo. São pessoas tão loucas por aí e na verdade tão sãs. O que para você parece ser loucura, pra ela é a melhor coisa do mundo. Por isso existiria todo tipo de profissão e todo tipo de gente, porque as pessoas são diferentes em si. Tão iguais e tão diferentes ao mesmo tempo. Isso que é a coisa mais interessante quando nos relacionamos com qualquer ser humano. Todos têm sonhos, todos têm segredos, todos têm um passado. Todas as pessoas são transformadas pelo que existe ao redor e deixam de ser o que querem ser por vários motivos: Dinheiro, medo, preguiça, insistência, por outras pessoas falando que isso é errado, que não vai levar a nada, que sonhos são feitos apenas para sonhar. Pobres pessoas que ajudam a esconder, não descartar, o sonho dos outros, porque pela pessoa ele nunca será descartado por completo. Muitas vezes não é por mal, mas por medo também. Medo de ver a pessoa sofrer. Mas esse medo é tão imbecil porque todos nós vamos sofrer em algum momento da vida. Vamos sofrer seguindo nossos sonhos ou não. A única diferença é que sofrer pelo nosso sonho vai sempre valer mais a pena do que sofrer quando não se quer mais nada.

Outra coisa que deixa qualquer pessoa insegura é o fato dela amar aquilo, mas não se achar boa o suficiente. Ou até se achar boa o suficiente, mas não o bastante para subir na vida com aquilo. Mas ninguém, nem a pessoa mais talentosa do mundo, sobe e fica no topo, se não houver muito treinamento, técnica, batalhação, humildade, perseverança e muita, mas muita vontade. Posso até estar enganada, mas acredito que quando se deseja muito algo e quando se faz o que ama existe a probabilidade de ser o melhor do mundo. E cá pra nós, não é uma probabilidade baixa.

Um comentário :

Caio Abreu disse...

MUITO BOM!!!
Parabéns Guria...